Friday, May 05, 2006

Legends 12 Horas de Lages 66

“Para os amantes do Simca Chambord, compartilho este momento nostálgico da largada das 12 Horas de Lages, Santa Catarina, em 1966”, dizia o e-mail. Grid de mais de 30 carros (alguém avise o FGomes, acho que tem um DKW lá no fundo), três lado a lado no paralelepípedo molhado, e em descida. Se fosse em filme de Hollywood, iam dizer que o escritor forçou a barra. Isso sim é realidade ! E o que o Chambord é lindo...Essa foto de cima veio do Simca.com.br, um site muito legal que vale a pena dar uma olhada, e no “Leia Mais Aqui” abaixo, voces podem ver a mesma foto mas com algumas anotações interessantes que me mandou o internauta Rodolfo Miguel, lá do Sul. Que também escreveu a primeira sentença acima.
Foto: Colaboração de Flávio Gomes/SP e M. S. Ricardo/SP, Simca.com.br

Simca 22 de Plínio Luersen/Ari de Ben pulou na ponta e acabou chegando em segundo. Curiosidade: Plínio era madeireiro da cidade de Lages e Ari era de São Joaquim.

Interlagos 101 de Ettore Beppe/Carlos C. Monteiro, equipe TransParaná de Curitiba. Largaram de uma ingrata 17ª posição mas pularam para a frente, ficando em 1º na classificação final.
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16 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Belíssima foto de uma largada que era meio comum nos anos 60: corridas de rua, com a presença maciça de Simcas, DKWs e Gordinis, uma ou outra Berlineta ou Malzoni. Corria-se em asfalto, paralelepipedo e terra, cheguei a ver uma prova em Inhumas, Goiás, que o circuito tinha os três tipos de piso, imaginem a loucura! E o povão, logo alí, na calçada.Os boxes normalmente se improvisava nas praças da Matriz, que tem em toda cidade do interior que se preze.Quando havia uma derrapagem ou saída de pista, era um verdadeiro deus-nos-acuda, povo prá todo lado. Era perigoso, mas putz, que saudade...Já bem no final dos 60, os Simca já utilizavam a mecânica do Esplanada GTX com câmbio de quatro marchas no chão.Isso aí...

12:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

Meu Tio e meu Pai, falavam muito destas provas em Petrópolis assim como o Zé Miloski, o Mario Olivetti sempre escutei as loucuras que eram essas provas, correr em paralelepípedo molhado putz, andando normalmente já é perigoso que dirá correndo sentando a bota.

2:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Filipe e Caíque, fiz uma prova de estreantes (naquele tempo tinha isso)em 1970, no circuito de rua da Assis Chateaubriand, em Goiânia, tocando uma Berlineta 1000 e posso garantir: era aterrador, na tomada das curvas a gente tinha que deixar pelo menos meio metro de segurança. porque era o povão ali, na beira da calçada.Bobeou, levava uns dez junto. Abs a todos

2:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

oi Joaquim, o Mario Olivetti uma vez catou duas ou três pessoas em uma prova na barra da tijuca com um FNM, tem até uma foto na quatro rodas da época, era a maior loucura o pessoal ficava na beira da pista mesmo, lembra tb aquelas cenas de rally no extinto grupo B que o publico não só gostava de ficar na beira da pista como tb ficar na frente dos carros e só sair no ultimo instante.
Tenho um documentário fracês com umas imagens que não dá para acreditar, um dos pilotos não me lembro se era o Juha Kankunen(sei lá se é assim que se escreve) quando questionado de como conseguia dirigir com todas aquelas pessoa na beira da pista, ele disse que ficava imaginando que eram arvores, pois senão não iria poder pilotar mandando ver.

3:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi joaquim,

esqueci de perguntar a berlineta 1000 devia ser uma delicia dirigir não é ?

quais outros carros que vc já pilotou ?

3:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

Filipe, a berlineta Interlagos em 1970, já não era um carro de ponta, já perdia feio pros VW 1600, mas era uma escola. Sobreesterçava que era uma beleza, tinha que se jogar a frente primeiro pra dentro da curva, contraesterçar e mandar ver no acelerador.Como não tinha muito motor pra corrigir, o segredo era controlar bem a derrapagem na saída. Fácil de falar, mas difícil de fazer. Só fiz provas de estreantes (não tinha grana), mas vamos lá: Berlineta 1000, Simca GTX, Protótipo VW 1600 (nem me lembre essa tragédia), fusca 1600. Depois, já nos 70 Opala Div-1 2500 e Passat TS, com algumas participações em kart. Mas tudo de uma forma muito amadora. Abs.

3:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Valeu Joaquim,

Eu pelo contrário só andei de kart indoor mesmo.

Mas muito legal, vc com certeza deve ter se divirtido muito tb !

Pelo visto vc guarda com carinho a memória do protótipo VW1600 hehehe !

um abraço

4:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caro Filipe, kart indoor também é muito legal, aqui em SP existe um campeonato bastante disputado de kart indoor e outro só de kart amador.Existem várias maneiras de se divertir competindo e o indoor é uma delas e das mais acessíveis.Abs.

6:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi joaquim,

(desculpe ferava pelo comentário fora de tópico) vc viu o site Luft 46 e os links do TRIEBFLUGEL uqe eu postei ?

8:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Vi, Felipe, realmente são interessantes e até assustadores eu diria, em alguns casos. Só não entendi direito como o diabo desse TriebFlugel funciona. Na vertical? Sds.

10:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu que assisti a corrida, corrijo. O Simca do Plínio é o de nº 35

7:47 PM  
Anonymous Anonymous said...

oi joaquim..
gostaria de obter mais informaçoes, fotos e algum video sobre a corrida, pois meu avo era um dos pilotos..
desde ja grato

12:08 PM  
Blogger rodrigo said...

This comment has been removed by the author.

12:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu estive lá, meu pai prestava assistência atravez de nossa conssecionária Willys para o Gordini de Edésio Cé , lembro que montamos o acampamento nos fundos de uma madereira, choveu muito antes da largada, grandes tempos dos circuitos de rua...
Abraço a todos.

1:26 PM  
Anonymous marcos rau said...

Há um engano, eu estavá lá e o carro de Plinío Luersen, correu e venceu com o Simca 35.È só pesquizar na revista auto esporte e verão!

10:38 AM  
Blogger Gaspar said...

Bom dia amigos, uma volta ao passado! assisti uma das corridas só não sei o ano, acredito ter sido em 1966, meu pai correu com um Sinca, se alguem puder me passar a lista dos inscritos eu agradeço. forte abraço
rubenspinheirov8@yahoo.com.br

Rubens Pinheiro
Brasilia DF

9:14 AM  

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