Wednesday, July 11, 2007

Legends – Poster Copa Brasil 1972

Desenho de Dexter Brown, competente ilustrador inglês, para esse poster original (35 anos !) da Copa Brasil que infelizmente não teve tanta variedade de categorias, e se não me engano, nem todas essas datas ? Aguardo comentários dos que se recordam.
Poster: Acervo Avallone

Labels: , , , , , ,

11 Comments:

Blogger Mauricio Morais said...

Belo trabalho de ilustração e design gráfico. Ferava, você poderia enviar uma cópia com melhor resolução para o meu e-mail?
mau917@gmail.com. É para meu acervo particular.
Obrigado e abraços.
Maurício Morais.

2:23 PM  
Blogger L-A. Pandini said...

Cara, o poster é lindo! Porsche 917, o Avallone A11... O cu~pê azul foi inspirado no Opala do Pedro Victor de Lamare, não?

Se não for abuso, faço meu o pedido do Maurício Morais.

3:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

Vou fazer o papel do mala: lembro desse 'poster' porque a Copa do Brasil é uma das lembranças mais legais da minha vida. Mas esse 'poster' me decepcionava porque o Porsche 917 não veio.
De qualquer maneira, vieram os Porsches do Bragation e do Alex Soler, a Ferrari 512, a lola do Wilsinho e foi realmente um show.

7:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

Walter:

Você está fazendo uma pequena confusão. A Copa Brasil que contou com a presença do Porsche 908/2 do Principe Jorge de Bagration, do Porsche 907 do Alex Soler-Roig, da Ferrari 512 S do Gianpiero Moretti, da Lola T-70 Mk 3 B do Wilson Fittipaldi Jr e da Lola T-210 do Emerson Fittipaldi foi a do ano de 1970.

Em 1972 a II Copa Brasil só teve três das cinco etapas previstas:

09/12 - Interlagos - I Etapa -

1 - Willy Khausen - Porsche 917/10
2 - Wilson Fittipaldi Jr. - Porsche 917
3 - Andrea de Adamich - Alfa Romeo TT-33/3
4 - George Loos - McLaren M-8 D
5 - Franz Pesch - Porsche 917/10
6 - Albert Pfuhl - Porsche 908/2
7 - Renato Peixoto - Repe 227
8 - Siegfried Rieger - McLaren M-8 C
9 - Francisco Lameirão - Porsche 907
10 - Jan Balder - Avallone-Crysler

10/12 - Interlagos - II Etapa -

1 - George Loos - McLaren M-8 D
2 - Wilson Fittipaldi Jr. - Porsche 917
3 - Albert Pfuhl - Porsche 908/2
4 - Siegfried Rieger - McLaren M-8 C
5 - Jan Balder - Avallone-Crysler
6 - Franz Pesch -Porsche 917/10

Não terminou:

Renato Peixoto - Repe 227

Não largaram :

Willy Khausen - Porsche 917/10
Andrea de Adamich - Alfa Romeo TT-33/3

17/12 - Interlagos - III Etapa -

1 - Wilson Fittipaldi Jr. - Porsche 917
2 - Andrea de Adamich - Alfa Romeo TT-33/3
3 - George Loos - Mclaren M-8 D
4 - Jan Balder - Avallone-Crysler
5 - Siegfried Rieger - McLaren M-8 C
6 - Albert Pfuhl - Porsche 908/2

Não Terminou:

Willy Khausen - Porsche 917/10

Não Largou :

Franz Pesch - Porsche 917/10

Paralelamente foram disputadas três etapas da Copa Brasil Nacional :

09/12 - Interlagos - I Etapa -

1 - Pedro Victor de Lamare - Avallone-Chevrolet
2 - Jan Balder - Avallone Crysler
3 - Luis Carlos Pinto Fonseca - Avallone Crysler
4 - Camilo Christófaro - Fúria-Crysler
5 - Antonio Meirelles - Heve P-4 Volkswagen
6 - Luis Alberto do Casal - Manta Volkswagen

Não terminaram:

Roberto Ferrareto D'Avila - AC-Volkswagen
Valdeban Ribeiro - Newcar-Volkswagen
Arthur Bragantini - Avallone-Crysler

10/12 - Interlagos - II Etapa -

1 - Camilo Christófaro - Fúria-Crysler
2 - Antonio Meirelles - Heve P-4 Volkswagen
3 - Valdeban Ribeiro - Newcar-Volkswagen
4 - Luís Alberto do Casal - Manta-Volkswagen
5 - Jan Balder - Avallone Crysler
6 - Roberto Ferrareto D'Avila - AC-Volkswagen

Não terminaram :

Luís Carlos Pinto Fonseca - Avallone Crysler
Pedro Victor de Lamare - Avallone Chevrolet

17/12 - Interlagos - III Etapa -

1 - Jan Balder - Avallone Crysler
2 - Arthur Bragantini -Avallone Crysler
3 - Camilo Christófaro - Fúria-Crysler
4 - Luís Carlos Pinto Fonseca - Avallone Crysler
5 - Antonio Meirelles - Heve-Volkswagen
6 - Sergio Zamprogna - Puma GT Volkswagen

Não Terminou :

Pedro Victor de Lamare - Avallone Chevrolet


Ricardo Cunha

5:31 PM  
Blogger ferava said...

Senhores, muito obrigado, eh por isso que (de algum humilde modo) tento manter esse blog - registrar a sabedoria de "antigomobilismo" que voces esbanjam. Seria otimo ouvir mais historias da Copa Brasil, e outras "aventuras" das corridas e personagens da epoca. Continuarei procurando provocadores de lembrancas !

11:20 PM  
Blogger ferava said...

Uma outra leve correcao, em relacao a Copa Brasil de 1970 como descrita acima: tanto a Lola T-70 Mk 3 B que correu com o Wilson Fittipaldi Jr quanto a Lola T-210 na qual participou Emerson Fittipaldi eram do proprio Avallone, que as importou da Inglaterra e convidou os irmaos a guiarem as duas na prova. A T-70 que correu na Copa Brasil amarela, depois tornou-se a branca com bico azul de Avallone. Ja a T-210 foi vendida por ele logo depois da Copa Brasil 70.

11:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tem razão o Roberto Cunha: fiz uma baita confusão.

A II Copa do Brasil deve ter sido melhor que a primeira e não vi nenhuma das corridas. Ainda alimento o sonho de ver um Porsche 917 e naquela Copa Brasil teriam três?

Mas, abusando do Ferava e do Roberto: eram todos com carrocerias cobertas ou eram aqueles com cockpit aberto, da Interseries?

Nunca vejo fotos dessa Copa Brasil, nos vários blogs de automobilismo: seria legal ver uma de ‘grid’ gordos como esses que o Roberto listou aqui.

Aliás, pintei uns Porsche de autorama e me orgulhava de colocar ‘WKRT’, porque o Willy Khausen Racing Team era muito bom em protótipos.

De ler o comentário do Roberto também me ocorreu perguntar: qual a diferente de tempos entre o Avallone do Jan Balder e os carros de frente? Era motor 3 litros? 5 litros?

E dizer tudo isso sem falar da Alfa do De Adamich é uma ofensa: nunca vi uma Alfa protótipo em pista e queria ver, pelo menos, uma vez na vida: ainda vai dar tempo!

12:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Walter:

Você fez outra pequena confusão: meu nome é Ricardo Cunha e não Roberto.

Confusões à parte, respondendo à sua pergunta, o Porsche 917 utilizado pelo Wilson Fittipaldi Jr. tinha a carroceria fechada, enquanto os dois Porsche 917/10, do Willy Khausen e do Franz Pesch, eram os modelos com carrocaria aberta, utilizados na Intersérie.

A Auto Esporte publicou uma reportagem na edição de JAN/1973, páginas 74 e 75, falando sobre a II Copa Brasil - Internacional. A Quatro Rodas também publicou duas páginas ( 120 e 121 ), na edição de JAN/1973. Nessas reportagens aparecem fotos do Porsche 917 do Wilsinho, do Porsche 917/10 do Khausen e da Alfa Romeo TT-33/3 do De Adamich.
Estou escaneando essas fotos e mandando para o Fernando.

Um abraço.

Ricardo Cunha

1:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

Obrigado, Ricardo.
De vingança, pode me chamar de Wagner...
Acho que ambas as Copas do Brasil foram corridas para carros de corrida de verdade.
Tenho grande interesse nas fotos: obrigado a você a ao Ferava.
Walter

7:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Falei ali em cima do Willy Khausen e hoje lembrei da equipe dele na F1: confiram em http://www.f1rejects.com/teams/kauhsen/index.html

10:26 AM  
Anonymous Anonymous said...

Hello. Faz qualquer um aqui sabem onde eu posso encontrar fotografias do Porsche 907 dirigido por Alex Único-Roig no Copa Brasil 1970. Obrigado.

11:02 PM  

Post a Comment

<< Home