Borbollone 1974
Se não estou enganado, esse carro foi carinhosamente apelidado em Interlagos (circa 1974) de Borbollone, ou Borboleta do Avallone. Ou seria Brabollone, a "braboleta" do Avallone, no dialeto "mecaniquês" da época ?
Um clássico até pela ousadia, (alguém sabe dizer se andava bem ou não ?) o carro seguia uma linha de F5000 adaptado para CanAm, relativamente comum na América do Norte e, até certo ponto, na Europa. Esse era uma adaptação feita por ele, e correu, acredito que entre outras, essa prova em São Paulo, em agosto de 74. Organizada, aliás, pelo AMC – Avallone Motor Clube.
Alguém sabe que prova era essa ? Ou mais sobre o carro ? Mais fotos do Borbollone, quando a prova for identificada. Eu sei, que estava escrito nas fotos. E lembro que ajudei a pregar um decalque enorme da Varig, cor de laranja e com o desenho de um avião, no paralama traseiro da engenhoca. Que berrava muito alto, notar os "canecos" Webber (48s ?) atrás do piloto.
Um clássico até pela ousadia, (alguém sabe dizer se andava bem ou não ?) o carro seguia uma linha de F5000 adaptado para CanAm, relativamente comum na América do Norte e, até certo ponto, na Europa. Esse era uma adaptação feita por ele, e correu, acredito que entre outras, essa prova em São Paulo, em agosto de 74. Organizada, aliás, pelo AMC – Avallone Motor Clube.
Alguém sabe que prova era essa ? Ou mais sobre o carro ? Mais fotos do Borbollone, quando a prova for identificada. Eu sei, que estava escrito nas fotos. E lembro que ajudei a pregar um decalque enorme da Varig, cor de laranja e com o desenho de um avião, no paralama traseiro da engenhoca. Que berrava muito alto, notar os "canecos" Webber (48s ?) atrás do piloto.
Patrocínios: Valvoline, Scorro, Chrysler, Varig, Aerovesa.
Número usado: 1.
Número usado: 1.
Motor: Chrysler V8
Estou começando uma seção/página para cada um dos carros Avallone (menu a esquerda), que irá avançando aos poucos, espero, com comentários e histórias de todos vocês sobre cada carro específico, criar um registro mesmo. Uma espécie de Wiki, onde cada um contribui o que souber de cada carro...o Borbollone é o primeiro, e outros virão.
Labels: 1974, Acervo Avallone, Avallone, Borboleta, Interlagos, Legends
4 Comments:
Ferava,
Esse carro estreou na inauguração do Autódromo de Goiânia em julho de 1974. Eu estava lá e vi a estréia. Avallone chegou em cima da hora e escolheu as relações de marcha só olhando a pista da cabina de cronometragem. Largou em último - tinha dezessete carros, quatro Avallones, incluso o dele - e já no final da primeira volta estava em terceiro, posição em que terminou a primeira bateria, atrás de Lameirão e Antonio Castro Prado. Na segunda bateria, chegou em segundo atrás de Castro Prado, após lameirão atrasar-se devido a problemas de pneus. O carro era oriundo de um chassi Lola de T-142 de F-5000, categoria que o Avallone estava tentando implantar no Brasil. Correu com um motor Chrysler 318 quase sem preparação. Abs.
Essa corrida de Goiânia foi disputada em 27/07/1974 e foi a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Divisão 4 daquele ano.
Uma semana depois, em 03/08/1974, esse carro disputou a primeira etapa do Campeonato Paulista da Divisão 4, em Interlagos, vencendo a corrida.
Ricardo Cunha
O Avallone correu de F5000 na Inglaterra.
Mas ao que lembro foi numa Lola que nao parece nem um pouco com o Borbolone.
Aguardo noticias dos fax que ainda guardam Grand Prix AutoEsporte e 4ROdas.
Na realidade, o Avallone se antecipou as carros de Can Am, pois a nova Can Am so foi adotada em 1977, quando os carros da extinta F-5000. Entretanto, na Europa ja se adotava a pratica de acrescentar para lamas (e farois) etc, em carros de monoposto, chamando-os de carros esporte, ja nos anos 50. De fato, Louis Rosier ganhou Le Mans com um Talbot de Formula-1 assim adaptado, que, usando um pouco a imaginacao, ateh parece com o bolido do Avallone.
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