Thursday, May 31, 2007

Borbollone 1974

Se não estou enganado, esse carro foi carinhosamente apelidado em Interlagos (circa 1974) de Borbollone, ou Borboleta do Avallone. Ou seria Brabollone, a "braboleta" do Avallone, no dialeto "mecaniquês" da época ?

Um clássico até pela ousadia, (alguém sabe dizer se andava bem ou não ?) o carro seguia uma linha de F5000 adaptado para CanAm, relativamente comum na América do Norte e, até certo ponto, na Europa. Esse era uma adaptação feita por ele, e correu, acredito que entre outras, essa prova em São Paulo, em agosto de 74. Organizada, aliás, pelo AMC – Avallone Motor Clube.

Alguém sabe que prova era essa ? Ou mais sobre o carro ? Mais fotos do Borbollone, quando a prova for identificada. Eu sei, que estava escrito nas fotos. E lembro que ajudei a pregar um decalque enorme da Varig, cor de laranja e com o desenho de um avião, no paralama traseiro da engenhoca. Que berrava muito alto, notar os "canecos" Webber (48s ?) atrás do piloto.

Patrocínios: Valvoline, Scorro, Chrysler, Varig, Aerovesa.
Número usado: 1.
Motor: Chrysler V8

Estou começando uma seção/página para cada um dos carros Avallone (menu a esquerda), que irá avançando aos poucos, espero, com comentários e histórias de todos vocês sobre cada carro específico, criar um registro mesmo. Uma espécie de Wiki, onde cada um contribui o que souber de cada carro...o Borbollone é o primeiro, e outros virão.
Fotos: Acervo Avallone

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4 Comments:

Blogger Mestre Joca said...

Ferava,
Esse carro estreou na inauguração do Autódromo de Goiânia em julho de 1974. Eu estava lá e vi a estréia. Avallone chegou em cima da hora e escolheu as relações de marcha só olhando a pista da cabina de cronometragem. Largou em último - tinha dezessete carros, quatro Avallones, incluso o dele - e já no final da primeira volta estava em terceiro, posição em que terminou a primeira bateria, atrás de Lameirão e Antonio Castro Prado. Na segunda bateria, chegou em segundo atrás de Castro Prado, após lameirão atrasar-se devido a problemas de pneus. O carro era oriundo de um chassi Lola de T-142 de F-5000, categoria que o Avallone estava tentando implantar no Brasil. Correu com um motor Chrysler 318 quase sem preparação. Abs.

7:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Essa corrida de Goiânia foi disputada em 27/07/1974 e foi a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Divisão 4 daquele ano.
Uma semana depois, em 03/08/1974, esse carro disputou a primeira etapa do Campeonato Paulista da Divisão 4, em Interlagos, vencendo a corrida.

Ricardo Cunha

10:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

O Avallone correu de F5000 na Inglaterra.
Mas ao que lembro foi numa Lola que nao parece nem um pouco com o Borbolone.
Aguardo noticias dos fax que ainda guardam Grand Prix AutoEsporte e 4ROdas.

12:03 AM  
Blogger Carlos de Paula said...

Na realidade, o Avallone se antecipou as carros de Can Am, pois a nova Can Am so foi adotada em 1977, quando os carros da extinta F-5000. Entretanto, na Europa ja se adotava a pratica de acrescentar para lamas (e farois) etc, em carros de monoposto, chamando-os de carros esporte, ja nos anos 50. De fato, Louis Rosier ganhou Le Mans com um Talbot de Formula-1 assim adaptado, que, usando um pouco a imaginacao, ateh parece com o bolido do Avallone.

2:57 PM  

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