Adeus a Cortez
Não poderia deixar de registrar a passagem de um dos mais ilustres que pilotaram um carro Avallone...Raul Cortez, que passou boas horas (segundo ele, na época) no cockpit do Avallone A11, o Divisão 4 original, na Interlagos antiga, em 1971/72 (nas fotos, outro Legend de nosso automobilismo testa o A11 que seria usado no filme para a revista Quatro Rodas, alguém conhece o capacete ?). Nos despedimos desse ator de primeiríssima, que tinha uma forte conexão com o automobilismo, depois de personificar o piloto Rodolfo Lara no filme de Roberto Farias, “Roberto Carlos a 300 km por hora”. Você pode encontrar um vídeo de melhores momentos do filme aqui, no site de Raul Cortez, que vale a pena: encontre a lista de seus filmes (sob vida/cinema, no menu), selecione o “Roberto Carlos a 300 km por hora” , e selecione “cenas do filme”, são quase seis minutos de cenas marcantes, incluindo algumas do A11 em Interlagos, outras da Copa Brasil (com direito a pontas das Lolas, etc). Clássico, compensando por eu não ter encontrado nenhuma foto de Raul, durante o filme.
...............................................................
Uma curiosidade, que pode ser vista nessas cenas no site de Cortez: no escritório de Rodolfo (na velha revenda Chrysler Ibirapuera, na avenida de mesmo nome em São Paulo), repare nas fotos na parede: atrás da mesa um quadro de AC Avallone na F5000 inglesa - quadro que morava na casa do próprio e foi emprestado ao filme, assim como os troféus que aparecem na filmagem. Até o macacão de “Rodolfo” trazia o logotipo do Aciei-Avallone Motor Clube nas costas. Sem falar no capacete do RC na foto acima.... Eu, como brasileiro, tenho orgulho por termos atores desse calibre: Raul Cortez foi um pioneiro, abriu portas para muitos que vieram depois, e refinou seu ofício durante toda a vida, sem duvida um campeão em sua categoria. E, como um Avallone, posso dizer que a marca ficou honrada, certamente o patriarca estará aplaudindo Raul-Rodolfo em seu novo palco. Voltar
Labels: Acervo Avallone, Avallone A11, Chrysler, Divisão 4, Filme, Legends, Poster, Roberto Carlos a 300km por hora
7 Comments:
FerAva,
Este carro é muito bonito. O piloto da primeira foto não sei o nome, mas o capacete já tinha visto, não sei onde. Agora o Avallone mais bonito foi o Branco Havoline. Este para mim foi o mais bonito entre todos os construídos.
Bela homenagem. Não sabia desta ligação do Cortez com o automobilismo e competição.
Mais um motivo pra me orgulhar.
Grande Raul Cortez ,sempre magnifico em seus trablhos.
E bela dica,vou dar uma olhadinha...
Jonny'O
Maurício Morais,
pelo que sei, o ator Raul Cortêz não tinha nenhuma ligação com o automobilismo. Ele apenas atuou no filme "Roberto Carlos a 300 km por hora". Deve ter curtido muito em fazer o filme, mas acho que foi só isso.
Um abraço
Sérgio
Raul Cortez, um dos nossos maiores talentos do teatro, Tv e cinema, costumava desfilar a bordo de um Porsche 550, ou MP Lafer, entre outros. Sofisticado sem ser presunçoso, elegante sem afetação, culto sem pedantismo. Um exemplo a ser seguido.
Pessoal, o dono do capacete pode ficar bravo, nao acredito que ninguem lembre, nome dos mais marcantes no cenario...Sou suspeito para falar mas o Div 4 (e 5) branco do proprio Avallone, patrocinio Valvoline, eh o meu favorito...Sobre a ligacao de Cortez com automobilismo, guiar esse carro, em Interlagos (antiga), e obviamente fazer uma pesquisa sobre corridas para seu papel no filme, ja eh ligacao forte, confirmada pela "sequela" de se apreciar o Porsche 550...
PORSCHE 550. JAMES DEAN MORREU PILOTANDO UM DESTES. ERA UMA DAS SENSAÇÕES DA ÉPOCA. RAUL CORTEZ FOI UM ATOR VERSÁTIL (PILOTO, EMPRESÁRIO, VAMPIRO, ETC.) LEMBRO-ME DELE NOS ANÚNCIOS DE UMA LOJA DE IMÓVEIS (HENRI MATARASSO?).
Post a Comment
<< Home