Tuesday, April 18, 2006

Legends - Lola T70

Alguém me disse que o filme “Roberto Carlos a 300 km por hora” ia passar ontem à noite na TV...aqui vai mais uma foto de um dos “figurantes” da película, em outra prova. A qualidade da foto não está muito boa, pois foi um scan de uma Auto Esporte antiga, e toscamente "re-tocada". Mesmo assim, na minha opinião uma bela máquina.

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11 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Show de bola Ferava, apesar da foto não estar legal, a Lola é linda demais.

Pena que uma das coisas mais bonitas não aparece na foto, o som.

3:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

Um comentário sobre as Lolas T-70, projeto de Eric Broadley: entre 1965 e 1967 foram fabricadas cerca de 100 modelos de Lola T-70. Em 1968, com a mudança da FIA limitando os motores a 5 litros, passou-se a ser utilizado o motor Chevrolet V-8 de 4.990 cc,com taxa de compressão de 11:1, desenvolvendo cerca de 430 cv e caixa de câmbio Hewland de cinco marchas. Entre seus melhores resultados, conseguiu um 2o. lugar nos 1.000 Km de Monza de 68; venceu as 24 Horas de Daytona de 69, ganhando também em Monza e a Golden Cup na Inglaterra. Em 1970, vence em Magny-Cours, França, mas já não conseguia fazer frente às Ferraris e Porsches. Foi dirigida por pilotos famosos como Jo Bonnier, Dennis Hulme, Brian Redman e Chris Craft, entre outros. No Brasil, correram duas T-70. Uma, de Wilsinho Fittipaldi vendida depois para Antonio Carlos Avallone (a da foto acima); outra, a dos irmãos cariocas Marcelo e Márcio de Paoli, depois vendida para Norman Casari. Ambas tragicamente consumidas pelo fogo em Interlagos, em virtude de acidentes em datas diferentes

8:07 PM  
Blogger ferava said...

Valeu, Joaquim, muito bem colocado. So uma pequena correcao: Avallone importou ele mesmo da Inglaterra as duas T70s, a dele (foto, e que ele emprestou para o Wilson Fittipaldi Jr. correr na Copa Brasil ainda amarela)que era essa MKIIIB; e a outra, que veio encomendada pelos de Paoli, uma MKIII; alem da T212 que Emerson usou na Copa Brasil. Emerson venceu a Copa Brasil com a "Lolinha", e Wilson foi o unico a vencer no Brasil com a T70, acredito que a segunda etapa da 1a Copa Brasil...

9:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

Perfeito, Ferava, grato pela correção. Em tempo: Emerson pilotava uma T-210 de 1,8 litro e 240 hp. Wilsinho realmente venceu a segunda etapa da Copa Brasil/70 disputada dia 13 de dezembro daquele ano. Sem querer esgotar o assunto: entre os modelos Mark I,II e III, foram fabricados e reconhecidos 134 chassis. Desses, somente 16 do modelo MKIIIB, esse do Avallone. Hoje restam somente 38 carros nas mãos de colecionadores, considerado um clássico dos sport-protótipos.
Frank Sbarro, engenheiro e chefe de equipe da finada Scuderia Filipinetti, comprou o saldo de peças e chassis restantes e montou sete carros, mas versão de rua intitulados Sbarro T-70. Duas "aberrações" inclusive - uma, com motor Ferrari, outra com motor Porsche 6 cilindros turbo. Por curiosidade: em 2004 um modelo de MKIIIB foi posto à venda na Europa pela bagatela de 120.000 euros. Quem se habilita? Abs.

10:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Aproveito para acrescentar que foi mais ou menos com a reprodução dessas Lolas que Franco Sbarro criou seu estúdio o ACA (Ateliers de Construction Automobile) que reproduz a mão carros antigos sob encomenda e tb produz protótipos de sua própria autoria e desde 1992 criou uma escola de design automobilisco muito completa e que volta e meia participa dos salões internacionais com suas criações e de seus alunos, embora pessoalmente ache seus carros um tanto quanto "rebuscados" demais.

12:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ferava, sou suspeito pra falar pois vou estar advogando em causa própria. Mas, ao contrário do que acontece aí, deu pra sentir o nível dos visitantes deste teu blog? Coisa de profissional. Esse Filipe W., já conheço de outros carnavais, é fera!!! Parabéns e bola prá frente.

6:58 PM  
Blogger ferava said...

Obrigado a todos vcs, eh exatamente o que estou tentando fazer, como declarado na missao no titulo: discussao inteligente e bem informada...vcs sao o perfil, e estou surpreso com o nivel de conhecimento. Espero que a gente esteja plantando muito material de pesquisa para o futuro!
Passem a frente, disseminem o site e tragam mais pessoas assim para nossa conversa. E claro, continuem mandando as criticas, comentarios e sugestoes.
Valeu !

2:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

Valeu joaquim,

tambem só estou aqui, podendo frequentar este blog do Ferava, pela sua indicação, que como sempre foi das melhores.

Estou sempre as ordens para discutirmos aquilo que gostamos, automobilismo ontem, hoje e sempre !!! fiquei poético de repente !!!

abraços

7:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

Lola T 70 é uma coisa especial mesmo.

Sentado no que hoje é o setor 'A' do Autódromo de Interlagos (fim do grid de largada, naquela curva levíssima para entrar na reta dos boxes), tenho a clara lembrança da Lola T70 amarela do Wilsinho, cores da Varga e Bardhal, balançando para todos os lados, com aquele motorzão roncando altíssimo.

Queria ver outras fotos desses carros, mas joguei fora minhas coleções de 4Rodas, AutoEsporte, AutoSprint, Grand Prix etc...

Bom ter o blog, para poder ver essas incríveis imagens.

6:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

Lola T 70 é uma coisa especial mesmo.

Sentado no que hoje é o setor 'A' do Autódromo de Interlagos (fim do grid de largada, naquela curva levíssima para entrar na reta dos boxes), tenho a clara lembrança da Lola T70 amarela do Wilsinho, cores da Varga e Bardhal, balançando para todos os lados, com aquele motorzão roncando altíssimo.

Queria ver outras fotos desses carros, mas joguei fora minhas coleções de 4Rodas, AutoEsporte, AutoSprint, Grand Prix etc...

Bom ter o blog, para poder ver essas incríveis imagens.

6:06 PM  
Blogger TARCISIO said...

ESTES VEÍCULOS ERAM ESPETACULARES. NAS CORRIDAS DE LONGA DISTÂNCIA NÃO SE DESTACARAM MAS EM CORRIDAS CURTAS ERAM MUITO FORTES. JONH STARKEY ESCREVEU UM LIVRO SOBRE ESTES BÓLIDOS EM 1993. MUITO BACANA VER DENNIS HULME, JO BONNIER, BRIAN REDMAN E OUTROS ILUSTRES CORREREM E VENCEREM. NESTE ASSUNTO HULME E A EQUIPE DE SID TAYLOR FIZERAM HISTÓRIA NAS COMPETIÇÕES BRITÂNICAS. NO PRIMEIRO ANO DA COPA CAN-AM EM 1966 O TÍTULO COUBE A JONH SURTEES E SEU LOLA T-70 SPIDER.

5:51 PM  

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