Thursday, May 31, 2007

Borbollone 1974

Se não estou enganado, esse carro foi carinhosamente apelidado em Interlagos (circa 1974) de Borbollone, ou Borboleta do Avallone. Ou seria Brabollone, a "braboleta" do Avallone, no dialeto "mecaniquês" da época ?

Um clássico até pela ousadia, (alguém sabe dizer se andava bem ou não ?) o carro seguia uma linha de F5000 adaptado para CanAm, relativamente comum na América do Norte e, até certo ponto, na Europa. Esse era uma adaptação feita por ele, e correu, acredito que entre outras, essa prova em São Paulo, em agosto de 74. Organizada, aliás, pelo AMC – Avallone Motor Clube.

Alguém sabe que prova era essa ? Ou mais sobre o carro ? Mais fotos do Borbollone, quando a prova for identificada. Eu sei, que estava escrito nas fotos. E lembro que ajudei a pregar um decalque enorme da Varig, cor de laranja e com o desenho de um avião, no paralama traseiro da engenhoca. Que berrava muito alto, notar os "canecos" Webber (48s ?) atrás do piloto.

Patrocínios: Valvoline, Scorro, Chrysler, Varig, Aerovesa.
Número usado: 1.
Motor: Chrysler V8

Estou começando uma seção/página para cada um dos carros Avallone (menu a esquerda), que irá avançando aos poucos, espero, com comentários e histórias de todos vocês sobre cada carro específico, criar um registro mesmo. Uma espécie de Wiki, onde cada um contribui o que souber de cada carro...o Borbollone é o primeiro, e outros virão.
Fotos: Acervo Avallone

Voltar

Labels: , , , , ,

Wednesday, May 30, 2007

Poster de corrida também é arte

Vasek Polak, nascido em 1914, é uma figura lendária na (hoje) República Checa. Tempestivo, sem “papas” na língua, ele foi de mecânico a piloto, a dono de concessionária – sempre fiel a Porsche. Ele ainda reuniu uma coleção de carros de corrida invejável, além de outras “memorabílias” de corridas. Após sua morte devido a ferimentos sofridos em um acidente na autobahn em 1997, ele deixou tudo para a Fundação de Caridade Vasek e Anna Maria Polak, que promove pesquisas para a cura do cancer e ajuda na construção de hospitais em seu país natal.
A coleção de carros e as concessionárias já se foram, mas seu acervo de posters, etc continua sendo vendido aos poucos no site da Fundação, aqui e parte do lucro reverte para a pesquisa. Os posters apresentados aqui também estão à venda, com preços variando de USD 300 a USD 1,500 - enquanto existirem para venda, pois são originais e quando acabar...acabou.
Para quem gosta de Porsche e sua história, um prato transbordando. Para os que gostam de corridas e protótipos dessa época, nem se fala. É só ver os posters, de uma época que poster de corrida também era arte.

Voltar

Labels: , , , , , , , , ,

Tuesday, May 29, 2007

Verdade tem que ser dita

“Me sinto muito mais cansado depois de completar Le Mans, que depois de um rally do WRC.”-Sebastien Loeb

“Da próxima vez, viro (o volante) contra ele, e soco ele sólido no muro” Thomas Scheckter , sobre o “bloqueio” de Hornish sobre ele na Indy 500 de domingo passado.

“Eu sou muito melhor nisso do que dançando”- Graham Rahal, que perdeu sua formatura para correr em Houston 07 de Champ Car

Foto: Jimmy Sikes - SpeedArena

Voltar

Labels: , , , , ,